Portal da Fundação Educacional de Ituverava Portal do Colégio - COC Portal da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava Portal da Faculdade Dr. Francisco Maeda
Imprimir

Leitura e produção de textos nas séries iniciais: teoria e prática

 

SOBRE O CURSO

Considerando que a leitura é uma construção ativa dos sentidos, este curso justifica-se pela necessidade incessante de se (re)pensar o ensino da leitura e da escrita e seus processos de aprendizagem nas séries iniciais, foco principal deste curso.

Ler ultrapassa a necessidade de busca de informações, muito menos fica no campo do passatempo, mas leitura, como diz Cecília Meireles, é nutrição. Muitas vezes, o professor anseia por novas metodologias de ensino dessa atividade que é fator principal para a construção dos sentidos; dessa forma, atualizar-se em teorias e metodologias é o papel do professor contemporâneo atuante. Por isso, esse curso se faz necessário, para oferecer ao professor subsídios teóricos e metodológicos para o trabalho com leitura e escrita na sala de aula, nas séries iniciais.

As novas tecnologias, um dos pilares deste curso, constituem-se como ferramentas indispensáveis para o aperfeiçoamento do professor. Outro ponto de sustentação para as discussões e práticas propostas por este curso é o pressuposto de que não há conhecimento neutro, não há disciplina que se aprenda isolada de outros conteúdos. Por isso, além das disciplinas exigidas para o funcionamento do curso, há também disciplinas que contemplam diferentes lugares teóricos para o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita, que levam em consideração as diversas formas de se falar e de escrever no Brasil, de acordo com os diferentes sujeitos envolvidos no discurso, a finalidade da escrita e as questões ideológicas que cerceiam todos os dizeres e, consequentemente, todos os sentidos (ditos e interditados).

A estrutura do curso aqui proposto tem a pretensão de produzir reflexões e discussões acerca das práticas pedagógicas dos professores cursantes, seus objetivos de ensino, suas atividades, formas de avaliar, seu trabalho em sala de aula, a participação (ou não) dos alunos nas atividades realizadas em sala e outros fatores que envolvam contextos significativos de ensino/aprendizagem.

OBJETIVOS

  • Possibilitar a análise de sua própria leitura.
  • Apresentar diferentes vertentes conceituais e práticas sobre leitura e escrita.
  • Oferecer subsídios teóricos e metodológicos para a construção de atividades sobre leitura e escrita em sua sala de aula.
  • Permitir reflexão e discussão sobre a prática pedagógica cotidiana sobre a leitura e a escrita.

PÚBLICO ALVO

Gestores, Professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e EJA