Portal da Fundação Educacional de Ituverava Portal do Colégio - COC Portal da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava Portal da Faculdade Dr. Francisco Maeda
Imprimir

Pedagogia

SOBRE O CURSO

- Projeto Pedagógico do Curso

- Grade Pedagogia EAD


Pedagogia a Distância

O curso de graduação em Pedagogia da Fundação Educacional de Ituverava, oferecido na modalidade EAD – Educação a Distância, foi organizado para formar um profissional que atenda o disposto na Resolução CNE/CP 01 de 15 de maio de 2006, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Ou seja, serão portadores de conhecimentos relacionados com a ciência pedagógica e a pesquisa, abordando o fenômeno educativo nas suas múltiplas dimensões: sociais, políticas, econômicas e culturais tendo em vista as situações históricas e atuais da realidade brasileira.

Nesse contexto, o Curso de Pedagogia deve oferecer elementos que garantam sólida formação teórica indispensável para que o futuro profissional da educação atue nos diferentes setores de atividades educativas: instituições de ensino, secretarias de educação, nas áreas de políticas públicas, planejamento, pesquisa e administração; instituições escolares, compreendendo as áreas da prática pedagógica (docência, administração, supervisão e orientação do ensino) e outras dos processos educativos não formais, bem como em outras áreas nas quais sejam previstas conhecimentos pedagógicos.

Dessa forma, o currículo deve ser permeado por conteúdos que caracterizam o conhecimento científico, e aqueles que estão relacionados diretamente à prática acima referida, os quais deverão compor o núcleo básico, ou seja, o tronco de disciplinas comum a todos.

Sem deixar de fazer a necessária relação teoria/prática, os conteúdos básicos, deverão apontar para a formação específica que poderá ser a de pedagogo-docente para atuar na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio na modalidade normal e em cursos de Educação Profissional; ou a de pedagogo não docente das áreas de gestão e de organização escolar (gestão, supervisão ou orientação escolar).

A indissociabilidade entre teoria e prática na formação do Pedagogo é princípio básico do curso, sendo privilegiada em todo o processo para que a apreensão do fenômeno educativo ocorra de forma gradual, dialógica e integrada.

A perspectiva interdisciplinar está contemplada a partir da inter-relação entre todas as atividades do curso: disciplinas, seminários temáticos, práticas, estágios e pela participação dos formandos nas atividades de ensino, de pesquisa.
 
Perfil do profissional a ser formado

Com a universalização do acesso à escola, a sociedade brasileira - e em especial a escola – tem enfrentado o desafio de incorporar grupos sociais que historicamente foram excluídos dos processos de escolarização. No enfrentamento desse desafio, cabe ao pedagogo contribuir na tarefa de democratizar o aceso aos conhecimentos visando, entre outros objetivos, a promoção da melhoria nas condições de vida das pessoas. De modo mais específico isso implica em ser um profissional capaz de investigar, refletir, gerar conhecimento, gerir e ensinar tanto no âmbito escolar como em espaços não-escolares. Tais competências são coerentes com aquilo que o “Perfil do Profissional a Ser Formado pela FEI” acentua: Formar um educador capaz de atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas e experiências educacionais escolares e populares.

Campo de atuação

O campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões

Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, na Educação de Jovens e Adultos, assim como na Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;

Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;

Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.Em áreas emergentes do campo educacional.